sábado, 29 de novembro de 2008

Sites que discutem Porto Alegre

Dois sites gerenciados por jornalistas que entraram no ar em novembro se propõe a comentar e discutir a cidade de Porto Alegre. O primeiro deles é o http://bovinenses.blog.de/, de uma jornalista gaúcha de 35 anos que assina como Ariela Boaventura. Ela é moradora do meu bairro, o Moinhos de Vento, e tem uma visão bastante crítica a respeito da capital gaúcha. Seu texto é fluente e inteligente e, embora possa haver os que não compartilhem de seus pontos de vista, o http://bovinenses.blog.de/ tem o extraordinário mérito de não seguir a linha de conformismo e oba oba que caracteriza os juízos sobre Porto Alegre.
O outro site que vale a pena ler é o http://www.poaboa.com.br/. Ele traz notícias, comentários e entrevistas que mostram uma Porto Alegre pouca vista em nossa imprensa. O editor é o jornalista Carlos Alberto de Souza. Souza trabalhou nos jornais Zero Hora, Folha da Tarde, Jornal do Brasil, Diário do Sul, Folha de S. Paulo e Jornal do Comércio. Também foi assessor de comunicação social da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).

Com o título de "O escritor que focou o Moinhos de Vento e desvendou o Estado", o site fez uma exposição bastante detalhada de meu pensamento em relação à cidade e uma análise muito pertinente sobre o meu livro, Moinhos de Vento - Histórias de um bairro de Porto Alegre. A foto ao lado retrata a mim, Carlos Augusto Bissón, sentado na Praça Maurício Cardoso, um dos pontos mais tradicionais do Moinhos. O próprio Souza a bateu.

Confira a entrevista em http://www.poaboa.com.br/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=8&Itemid=61

5 comentários:

Ignaro Pintoso disse...

Contra a Chinelagem? Estás te apropriando da marca pessoal do chinelo Paulão, é? Coisa muito chinelo esse teu comportamento! Imitar o Paulão, a coisa mais chinelo que já apareceu em Porto Alegre, no mínimo é falta de imaginação! Reformula essa denominação do teu blog para não evocar o chinelo Paulão!
Ignaro Pintoso

Carlos Augusto Bisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Augusto Bisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Augusto Bisson disse...

Meu caríssimo Ignaro

Desde quando palavras tem dono ?
Chinelagem é uma palavra usada há, pelo menos, 36 anos. São as ações e comportamentos vulgares do "pé-de-chinelo", termo muito usado naquele período pelas pessoas civilizadas. Como vc não sabe disso, presumo que não se inclua entre elas...

E quanto ao Paulão,ele não é referência intelectual para ninguém que pense...só para vc, pelo jeito...rs..e não é por causa dele que vou mudar o título, mas por questões de sonoridade.

Portanto, eu até vou permitir que, desta vez, vc meta o seu "pintoso" no meu blog. Só não seja reincidente, já que eu prefiro as "relações casuais". Caso vc insista, prepare-se: vou querer te conhecer pessoalmente para te dar umas palmadas naquele lugar "fofo" que abriga o seu cérebro...

Ignaro Pintoso disse...

Mudou o nome, heim? Mas tem que mudar os modos também, pois gostas muito de falar na primeira pessoa do singular e isso é meio megalômano... Também não é muito bonito ameaçar as pessoas que discordam das tuas opiniões, isso não passa de fanfarronice doentia! Depois, um gordo fora dee forma como tu, não pode prometer que vai bater em ninguém (aliás, que linguagem gay usada para ameaçar!). Mas podes tentar, mas já adianto que vais apanhar como um cachorro sarnento...